Filme acompanha o fato pouco documentado sobre o naufrágio de um navio de transporte japonês que transportava centenas de prisioneiros de guerra britânicos e os esforços heróicos de pescadores chineses próximos para resgatá-los.
O documentário The Sinking of the Lisbon Maru, do diretor Fang Li, é o filme selecionado pela China para representá-la na disputa pela categoria de Melhor Filme Internacional na 97° cerimônia do Oscar. A escolha marca a primeira vez que um documentário é selecionado desde que a China começou a enviar títulos para o Oscar em 1979.
O documentário, que abriu o Festival Internacional de Cinema de Xangai em junho, ressuscita um episódio um tanto quanto obscuro de 1942 durante a Segunda Guerra Mundial, quando um navio de transporte de tropas japonesas sem identificação —
The Lisbon Maru — foi torpedeado pela Marinha dos EUA. O navio estava sendo usado para transportar prisioneiros de guerra na época, e mais de 800 soldados britânicos morreram quando o navio afundou, seja por afogamento ou por tiros japoneses. Quase 380 outros prisioneiros de guerra britânicos foram salvos por pescadores chineses próximos, que arriscaram suas vidas para resgatar e abrigar os prisioneiros das forças japonesas. O filme encontra seu núcleo emocional na bravura e nos sacrifícios desses heróis chineses comuns.