Dirigido por Ana Isabel Cunha, documentário que narra a passagem de Janis Joplis no carnaval carioca de 1970, estreia no dia 4 de outubro no Festival do Rio.

Narrado em primeira pessoa por uma testemunha ocular dos fatos, o fotógrafo Ricky Ferreira (in memoriam), que a hospedou em seu apartamento no Leblon, faz sua estreia na seção Première Brasil: Retratos Longa-Metragem do Festival do Rio, e será exibido dia 4 de outubro, 18:30 no Estação NET Gávea 3.
Produzido por Marcelo Braga, da Santa Rita Filmes, e dirigido por Ana Isabel Cunha, o longa traz saborosas histórias em primeira pessoa – em especial de Ricky, que hospedou Janis e a amiga, a estilista Linda Gravenites, quando foram expulsas do Copacabana Palace, onde a super star supostamente mergulhou nua na piscina. A artista veio ao Brasil com o intuito de se afastar da heroína, uma espécie de detox num país tropical que ela sonhava em conhecer.
Com riqueza de fotografias, do acervo de Ricky, o filme conta também com depoimentos de pessoas que viveram esse episódio ou são admiradores de Janis: Baby do Brasil, Alcione, Walter Casagrande, José Paulo Kupfer, Leiloca Neves, Carlos Horcades, João Luiz Lacerda de Albuquerque, além de Carol Fazu, como Janis Joplin.
“Ricky é pessoa fundamental para esta obra ter sido realizada. Não só por todo rico arquivo fotográfico que licenciamos dele sobre esta passagem meteórica de Janis, como ele foi, de fato, um cicerone dela pelos 7 dias a hospedando em sua residência no Leblon, e a acompanhando pelo carnaval, bailes, praias, bares e boates da cidade. Foram dias inesquecíveis para ele e para ela também, imaginamos”, explica Marcelo.

A diretora estreante Ana Isabel lembra que essa visita ao Rio costuma ser pouco explorada cercada de muitas lendas nas biografias da artista. “Não se sabia ao certo como e porque ela havia vindo parar no Brasil. Mas foi aqui que Janis pode ser livre, uma anônima na folia carioca e onde conheceu seu grande amor, um amor de Carnaval, o americano David Niehaus. A passagem pelo Rio acabou sendo sua última viagem.”.
A cineasta também ressalta como essa aura de mistério, a princípio, foi um desafio na construção de uma linha temporal. “O ponto de partida foram as fotos do Ricky e o material de arquivo – registros dos principais momentos vividos por ela na cidade. Voltamos com Ricky e os entrevistados aos locais onde eles encontraram com ela e assim fomos reconstruindo essa viagem. Na montagem, as imagens subjetivas da ‘nossa Janis’ ajudaram a costurar esses momentos.”.
SINOPSE:
No verão de 1970, Janis Joplin, ícone da contracultura, veio ao Brasil para se afastar da heroína. O “detox” virou uma passagem meteórica e quase anônima, mas ela viveu intensamente seu último Carnaval: foi expulsa do Copacabana Palace, bebeu muito, fez topless e conheceu o amor de sua vida. O documentário “Janis – Amores De Carnaval, memórias de Ricky Ferreira e convidados” explora o acervo do fotógrafo Ricky Ferreira, mostrando a intimidade da cantora. Seu visual hippie contrastava com o autoritarismo da época. A história aborda feminismo, liberdade e amores livres.
SOBRE A CINEASTA
Ana Isabel Cunha – Diretora, roteirista e produtora de conteúdo audiovisual. Formada em Jornalismo pela UFRJ e Broadcasting pela Kansas University. Direção e roteiro do curta documental ‘Quem cuida dos meus filhos’, do Canal Futura. Trabalhou nos canais TV Globo (Encontro,Vídeo Show, Tv Xuxa), GNT (Que marravilha!, Alternativa Saúde) , MSW (TVZ, Minha Praia), Globonews, Futura, People & Arts, Arte 1 e Eurosport. Há 9 anos trabalha viajando pelo mundo como repórter na cobertura e transmissão oficial de eventos esportivos – Olimpíada, Copa do Mundo e Copa América.
Ficha Técnica
Direção: Ana Isabel Cunha
Produção: Marcelo Braga
Roteiro: Ana Isabel Cunha e Carlyle Junior
Produção Executiva: Flávia Tonalezi e Marcelo Braga
Com Ricky Ferreira, Baby do Brasil, Alcione, Walter Casagrande, José Paulo Kupfer, Leiloca Neves, Carlos Horcades, João Luiz Lacerda de Albuquerque, e Carol Fazu, como Janis Joplin
Direção de Fotografia: Pedro Dourado
Montagem: Marcia Medeiros, Edt
Direção de Arte: Tuca Mariana
Coordenadora de Produção: Michelle Chevrand
Curadoria de Trilhas: Diogo Poças
Som Direto: Fábio Henrique “Murphy” e Pedro Farias
Supervisão Musical: Gustavo Montenegro
Edição de som e mixagem: Estúdio Plug-in
Colorista: Henrique Reganatti
Coordenador de Pós Produção e Finalização: Emerson Moreira
Produção: Santa Rita
Gênero: documentário
País: Brasil
Ano: 2024
Duração: 76 min.
Uma resposta para “Estreias: JANIS – AMORES DE CARNAVAL”
[…] que só cinco décadas após o ocorrido, a estada da cantora no Brasil tenha originado um filme: Janis – Amores de Carnaval, dirigido por Ana Isabel Cunha, que fez sua estreia no último dia 4 de outubro no Festival do […]