cinema sob uma perspectiva contra-hegemônica

Estreias: ATÉ QUE A MÚSICA PARE

Terceiro longa da diretora Cristiane Oliveira chega aos cinemas no dia 3 de outubro.

O filme, que em parte é falado no idioma Talian, surgido da mistura do português com as línguas dos imigrantes que vieram do norte da Itália para o Brasil no século XIX, narra a história de Chiara que, após a saída do último filho de casa, decide acompanhar o marido, Alfredo, em suas viagens como vendedor nos botecos da serra gaúcha.

SOBRE A CINEASTA

Roteirista e diretora de Até que a Música Pare, a gaúcha Cristiane Oliveira estreou em longas com Mulher do Pai (2016). Exibido em mais de 20 festivais, dentre eles o Festival de Berlim (2017), arrebatou 20 prêmios, como o de Direção no Festival do Rio e o da FIPRESCI no Uruguai. Seu segundo longa, A Primeira Morte de Joana, foi vencedor de três Kikitos em Gramado, como de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, dentre 10 prêmios que ganhou pelos mais de 40 festivais em que foi selecionado, tais como os festivais internacionais da Índia, de Atenas e do Uruguai, bem como o tradicional NEW FEST NY. O filme foi lançado comercialmente em cinemas e DVD na França (sob o título Secret de Famille) em 2021. No Brasil, chegou às salas em 2023, ficando 15 semanas em cartaz. Cristiane estreou na direção com o curta Messalina, vencedor de 11 prêmios, como o de Melhor Roteiro no Festival de Brasília.

Assista ao trailer aqui.

Sinopse

Depois que o último filho sai de casa, Chiara, matriarca de uma família descendente de italianos, decide acompanhar o marido em suas viagens como vendedor pelos botecos da Serra Gaúcha. Uma tartaruga e baralhos de carta colocarão à prova mais de 50 anos de vida a dois.

Ficha técnica

ROTEIRO e DIREÇÃO: Cristiane Oliveira

PRODUÇÃO: Aletéia Selonk, Emanuele Nespeca e Cristiane Oliveira

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Graziella Ferst e Gina O’Donnell

CORROTEIRISTA: Gustavo Galvão

PRODUÇÃO ASSOCIADA: Gustavo Galvão e Nicolas Vaporidis

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Pamella Moreira

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Julia Zakia

DIREÇÃO DE ARTE E FIGURINO: Adriana Nascimento Borba

TÉCNICOS DE SOM: Augusto Stern e Fernando Efrón

MONTAGEM: Tula Anagnostopoulos

ELENCO: Cibele Tedesco, Hugo Lorensatti, Nicolas Vaporidis, Elisa Volpatto, Teti Tedesco, Tamara Zanotto, Jonas Piccoli, Cleri Pelizza, Magali Quadros, Valderez Formigheri, Edu Segabinazzi, Guilherme Rachel, Alexandre Lazzari, Luiza Helena Dias, Lucas Nunes.