Baseado no livro homônimo da escritora Claire Keegan, longa-metragem leva para as telas um dos capítulos mais sombrios e pouco conhecidos da história da Irlanda e estreia no Brasil em 9 de janeiro
Pequenas Coisas Como Estas, novo longa-metragem estrelado pelo vencedor do Oscar de Melhor Ator de 2024 por Oppenheimer, Cillian Murphy, ganha pôster nacional e estreia nos cinemas brasileiros em 09 de janeiro. O filme, que abriu o Festival de Berlim 2024, retrata um dos episódios mais sombrios da história da Irlanda, conhecido como as lavanderias (ou asilos) de Madalena, em que a sociedade se curvou aos dogmas e ao poder patriarcal da igreja. A distribuição da produção no Brasil é da O2 Play.
Em Pequenas Coisas Como Estas, Cillian Murphy é Bill Furlong, um respeitado vendedor de carvão e madeira de New Ross, em Wexford. Em uma usual entrega para um convento, o comerciante acaba descobrindo sobre os maus tratos sofridos por jovens mulheres marginalizadas pela sociedade local, em sua maioria mães solo, assim como havia sido sua mãe. Isso faz com que ele relembre seu passado e sinta a necessidade de agir diante da situação.
O roteiro do longa-metragem é uma adaptação do livro homônimo da escritora irlandesa Claire Keegan. A obra venceu o Orwell Prize e foi finalista do Booker Prize 2022 e do Rathbones Folio. A publicação também entrou na lista dos 100 Melhores Livros do século XXI, divulgada por The New York Times, e os leitores do veículo americano, um dos mais influentes do mundo, também o incluíram nessa mesma seleção. No Brasil, o livro foi recém-lançado pela Relicário Edições.
O filme é dirigido por Tim Mielants, com roteiro adaptado por Enda Walsh.
SINOPSE
Ambientado na Irlanda, em 1985, a história de Pequenas Coisas Como Estas gira em torno de Bill Furlong, um respeitável comerciante de carvão e madeira, filho de mãe solteira, que leva uma vida simples com a família. Durante o período de Natal, ele faz uma descoberta perturbadora sobre o convento local e as jovens mulheres que ali vivem. A revelação obriga Bill a enfrentar as consequências morais e sociais de suas ações em uma comunidade profundamente marcada pela influência da Igreja Católica e seus silêncios.