O Festival de Cannes confirmou que Robert De Niro será homenageado com a Palma de Ouro Honorária na cerimônia de abertura da 78ª edição, marcada para 13 de maio. No dia seguinte, o ator participará de uma masterclass no palco do Théâtre Debussy

“Tenho uma ligação profunda com o Festival de Cannes…”, disse De Niro sobre a homenagem pelo conjunto da obra. “Especialmente agora, em um mundo tão dividido, Cannes nos reúne: contadores de histórias, cineastas, fãs e amigos. É como voltar para casa.”
Não é segredo que De Niro é considerado um dos maiores atores de todos os tempos. Basta olhar para sua filmografia. Embora existam fortes concorrentes como Al Pacino, Jack Nicholson, Gene Hackman e Dustin Hoffman, é difícil encontrar outro ator que tenha participado de tantos filmes memoráveis e entregado tantas performances icônicas.
Mesmo levando em conta escolhas menos felizes nas últimas décadas, os clássicos de De Niro falam por si: Taxi Driver, Caminhos Perigosos, O Poderoso Chefão – Parte II, O Franco Atirador, Touro Indomável, O Rei da Comédia, Era Uma Vez na América, Brazil, Os Bons Companheiros, Cassino, Fogo Contra Fogo, Os Intocáveis, Fuga à Meia-Noite, Cabo do Medo, Jackie Brown e mais recentemente Assassinos da Lua das Flores.
Trata-se, simplesmente, de uma carreira lendária.