Em recente declaração à BBC, Cate Blanchett disse estar “profundamente preocupada” com o impacto que a IA terá na indústria do entretenimento, bem como no resto do mundo, com o potencial de “substituir totalmente qualquer pessoa”.
“Estamos em uma indústria muito voltada para o público, e acho que as discussões em torno da IA não eram comuns até a greve dos roteiristas, realmente trazidas ao discurso público”, disse a atriz vencedora de dois Oscars. “Então, acho que é muito real.”
Blanchett acrescentou sobre a IA: “Eu apenas olho para essas coisas e penso: ‘Eu realmente não sei o que isso está trazendo para alguém.’ Às vezes, é apenas experimentação por si só, o que é criatividade quando você olha para isso de uma maneira. Mas também é incrivelmente destrutivo, o que, claro, é o outro lado da criatividade.”
A atriz australiana observou que a IA “pode substituir totalmente qualquer pessoa” na tela, mas sua preocupação com a tecnologia vai além de seu impacto em Hollywood. “Estou menos preocupado com minhas perspectivas de emprego do que com o impacto que isso terá na pessoa média, nos aposentados, nas pessoas que já estão trabalhando em três empregos para tentar ficar [acima] da linha da pobreza”, explicou Blanchett. “Essa é minha preocupação; estou preocupada conosco como espécie, é um problema muito maior.”
Blanchett disse que grande parte da tecnologia é “absolutamente inútil”, comparando a realidade à sua nova comédia de terror Rumours , sobre líderes mundiais se perdendo na floresta durante a cúpula do G7 e sendo aterrorizados por zumbis.