Baseado em Relato de um Certo Oriente, livro de Milton Hatoum vencedor do Jabuti e publicado em diversos idiomas, filme que acompanha a saga de imigrantes libaneses no Brasil no pós-guerra terá exibições nos dias 24 e 29 de outubro
Baseado na celebrada obra de Milton Hatoum, Retrato de um Certo Oriente, novo longa-metragem do cineasta Marcelo Gomes, será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nos dias 24 (Cinesystem Frei Caneca, às 21h50) e 29 de outubro (Cinemateca, às 14h e 20h30). Ambientada na floresta amazônica, a coprodução ítalo-brasileira que marca o aniversário de 20 anos da Matizar Filmes narra a saga de imigrantes libaneses no Brasil, mergulhando em temas como memória, paixão e preconceito.
Após sua estreia mundial no Festival de Cinema de Rotterdam (IFFR) e uma marcante passagem pelo Festival do Rio, Retrato de um Certo Oriente chega ao público paulistano consolidando a participação do diretor pernambucano em importantes festivais internacionais. O filme acompanha a jornada de dois irmãos católicos que fogem da guerra no Líbano de 1949 e embarcam rumo ao Brasil. Durante a travessia, Emilie se apaixona pelo comerciante muçulmano Omar, o que acentua o ciúme de seu irmão Emir, levando a consequências trágicas.
“Imigrantes libaneses chegaram a todos os cantos do Brasil durante o século XX, mas a singularidade do livro de Milton Hatoum, que retrata a história de seus pais e avós, ilustra como esses imigrantes combinaram o estilo de vida amazônico nativo com suas tradições árabes. Meu desejo era capturar a vitalidade dos jovens imigrantes com uma câmera íntima”, revela.
Marcelo Gomes escolheu para os papéis principais os atores Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel e Zakaria Kaakour – todos libaneses – porque queria dar mais autenticidade às atuações.
“A presença desses atores traz para mim uma verdade. E cada um deles me mostrou sutilezas de sua cultura e de sua religião que enriqueceram o filme”, resume.
Ao adaptar o livro Relato de um Certo Oriente, de Milton Hatoum – vencedor do Jabuti em 1990 e traduzido para diversas línguas –, o cineasta foi atraído pelas camadas de memória e alteridade presentes na obra. Para ele, a obra conta uma história de amor entre pessoas de religiões diferentes, algo impossível no Líbano, mas que encontra novas oportunidades na Amazônia. Inspirado pelo desejo de explorar sentimentos românticos e amores proibidos entre jovens imigrantes libaneses, Gomes faz uma reflexão sobre as barreiras culturais e a busca por um futuro melhor, temas já presentes em sua filmografia, como no aclamado Cinema, Aspirinas e Urubus.
“Neste filme, como em outros que dirigi, sou fascinado pela ideia de explorar o conceito de alteridade. Acredito que a única maneira de desconstruir preconceitos é ver o mundo através dos olhos dos outros. Eu ousaria dizer que este é, talvez, o único antídoto para combater o fanatismo”.
O pernambucano filmou em preto e branco para manter a conexão com o passado e as memórias dos personagens. Ao lado do diretor de fotografia brasileiro Pierre de Kerchove, acentuou as diferenças de luz entre a Floresta Amazônica e o Oriente Médio, explorando como essas diferenças se refletiam na mentalidade dos personagens.
“Decidimos filmar em preto e branco para trazer uma aura de mistério ao filme e à Floresta Amazônica, retratando aquela imensidão verde em tons de cinza. Além disso, a fotografia em preto e branco é um elemento-chave na narrativa, pois as fotografias são objetos que evocam memórias de dias melhores, despertam esperança e oferecem uma possibilidade de cura para as feridas do passado.”
Retrato de um Certo Oriente é uma coprodução entre Matizar Filmes, Kavac Film, Gullane, Muiraquitã Filmes, Globo Filmes, Canal Brasil e Misti Filmes, com produtores associados Bubbles Project, VideoFilmes e Orjouane Productions. No Brasil, o filme será distribuído pela O2 Play, da O2 Filmes.
SINOPSE
Líbano, 1949. O país enfrenta uma guerra iminente. Dois irmãos católicos, Emilie e Emir, embarcam em uma viagem rumo ao Brasil em busca de dias melhores. Durante a jornada, Emilie se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar. Emir, consumido por ciúmes, usa suas diferenças religiosas para tentar separá-los. Antes de chegar ao destino final, durante uma briga, Emir é gravemente ferido em um acidente com arma de fogo. Desesperada, Emilie desce em uma aldeia indígena no meio da selva para buscar ajuda. Após a recuperação de Emir, a chegada a Manaus leva a uma decisão que terá consequências trágicas. Retrato de um Certo Oriente é um filme sobre memória, paixão e preconceito, revelando a saga dos imigrantes libaneses na Floresta Amazônica.
FICHA TÉCNICA
Direção: Marcelo Gomes
Roteiro: Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos
Direção de Fotografia: Pierre de Kerchove
Direção de Arte: Marcos Pedroso e Caterina Pepe
Montagem: Karen Harley
Música Original: Mateus Alves, Piero Bianchi e Sami Bordokan
Figurino: Rô Nascimento, Maria Diaz e Fabio Cicolani
Caracterização: Mari Pin, Sonia Penna, Antonio Esposito e Giuseppina Ummaro
Som Direto: Moabe Filho, Pedrinho Moreira, Giacomo Vitiello e Antonio Casparriello
1ª Assistente de Direção: Maria Clara Escobar
Pós-Produção de Som: Fernando Aranha, Bruno Armelin, Bernardo Adeodato e Cristiano Scherer
Pós-Produção de Imagem: Clandestino
Supervisão Internacional: Manuela Mandler e Laura Rossi
Distribuidora: O2 Play
Produção: Matizar Filmes (Brasil)
Coprodução: Kavac Film (Itália), Gullane (Brasil), Misti Filmes (Brasil), Muiraquitã Filmes (Brasil), Globo Filmes (Brasil) e Canal Brasil (Brasil).
Produção Associada: Orjouane Productions (Líbano), Bubble Projects (Brasil) and VideoFilmes (Brasil)
Produtores: Guilherme Coelho, Mariana Ferraz e Ernesto Soto Canny
Produtores Associados: Sabine Sidawi, Tatiane Leite, Emmanuelle Déprats e Maria Camargo
Coprodutores: Eliane Ferreira, Simone Gattoni, Patrick Carrarin, Fabiano Gullane, Caio Gullane e André Novis.
Produtores Executivos: Mariana Ferraz, Ernesto Soto Canny, Eliane Ferreira, Mauro Pizzo e Patrick Carrarin