O filme de Ludmila Curis chega no dia 17 de outubro aos cinemas do Brasil.

O documentário Marias, dirigido por Ludmila Curi, é um road movie que atravessa o Brasil e a Rússia contando a vida de Maria Prestes, nordestina que se tornou uma figura importante na luta pela reforma agrária no Brasil.
Nascida em Recife, Maria se engajou ainda muito jovem em movimentos políticos e, durante 40 anos, foi companheira de Luís Carlos Prestes, com quem teve sete filhos e viveu em exílio em Moscou. Mais do que um simples retrato, o filme apresenta a trajetória dessa mulher singular e, em seu percurso, destaca outras figuras femininas que também participaram ativamente de grandes momentos do último século, como Maria Bonita, Olga Benário, Dilma Rousseff e Marielle Franco.



SINOPSE:
Marias é um road movie que percorre o Brasil e a Rússia em busca de sua protagonista. Campesina, nordestina, clandestina, Maria Prestes teve vários nomes. Foi, na verdade, muitas. Nessa trajetória, o filme atravessa as histórias de outras mulheres que também participaram ativamente de grandes momentos do último século. Entre elas, Olga Benário, Dilma Rousseff e Marielle Franco. Marias reconhece a importância das lutas cotidianas das mulheres para conciliar papéis e escolhas, como a maternidade, o trabalho e a luta por um mundo melhor.
Ficha técnica
Brasil | 78 min | Documentário
DIREÇÃO E ROTEIRO
Ludmila Curi
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Mannu Costa
Rayssa Costa
Henrique Spencer
PRODUÇÃO
Mannu Costa
Henrique Spencer
Ludmila Curi
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Léo Bittencourt
Andrea Capella
FOTOGRAFIA ADICIONAL
Ludmila Curi
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
Sabrina Bittencourt
SOM DIRETO
Antonio Carlos Jesus (Liliu)
Henrique Ligeiro
MONTAGEM
Virginia Primo
EDIÇÃO E MIXAGEM DE SOM
Bernardo Uzeda
NARRAÇÃO
Ludmila Curi
Edmilson Santini (Abertura)
Bruno Moura (Repórter, Anos 1950)
REALIZAÇÃO
PLANO 9 (marca)
LUMIÁ FILMES
APOIO CULTURAL
TV CULTURA
ESTÚDIO PINHO DE RIGA
MÍDIA NINJA
CINEMATECA-MAM
CINEMATECA BRASILEIRA/SAC
Toni Venturi
SOBRE A CINEASTA
Ludmila Curi é uma realizadora especializada em temas políticos e sociais, com filmes exibidos em festivais nacionais e internacionais. Entre seus trabalhos destacam-se a websérie EscutaRio.com.br, desenvolvida com a população em situação de vulnerabilidade do Rio de Janeiro, e que teve quatro títulos premiados; a ficção “Intervalo”, com os atores Claudio Mendes e Luca de Castro; o filme “Doutor Magarinos, advogado do morro”, sobre a resistência do Morro do Borel; e o curta “Proibidão”, sobre funk proibido.