Manas, estreia de Marianna Brennand em longas de ficção, conquistou o prêmio máximo da Giornate Degli Autori no tradicional festival italiano.
O resultado foi anunciado nesta sexta, dia 6, o filme foi agraciado com o GDA Director’s Award, principal prêmio da Giornate Degli Autori, cujo objetivo é destacar obras autorais e cineastas emergentes com visão cinematográfica inovadora.
Com a conquista, Marianna Brennand se tornou o primeiro nome brasileiro a atingir tal feito.
Estou transbordando de felicidade e emoção. Esse prêmio é importante para mim como diretora, para toda a equipe brilhante que fez esse filme, para todas as “manas” do Pará, do Brasil e do Mundo. E é um prêmio que eu recebo em nome do nosso cinema brasileiro, ele representa nossa força, nossa verdade, nossa ousadia e coragem em resistir assim como nossa protagonista resiste e reage bravamente, declarou.
SOBRE A CINEASTA
Após se formar em cinema na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, Marianna voltou ao Brasil com o projeto de realizar um documentário sobre o seu tio-avô Francisco, um artista brasileiro reconhecido mundialmente pela sua obra em cerâmica, erguida em cidades e no seu espaço, a Oficina Francisco Brennand. Investindo em uma abordagem narrativa poética construída a partir dos diários de seu personagem, Francisco Brennand estreou em 2012 e recebeu os troféus de Melhor Documentário Brasileiro – Prêmio Itamaraty e Melhor Filme Brasileiro – Prêmio Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) na 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Ainda no campo documental, Marianna dirigiu O Coco, a Roda, o Pnêu e o Farol (2007, Canal Brasil), sobre a rica tradição musical do “coco de roda” no bairro de Amaro Branco, em Olinda (PE), e produziu Danado de Bom (2016, direção de Deby Brennand) — trabalho vencedor de quatro prêmios no CinePE, incluindo Melhor Filme —, que resgata a trajetória de João Silva, um dos maiores parceiros de Luiz Gonzaga. Manas marca a sua estreia na direção de longas-metragens de ficção e é fruto de uma pesquisa de dez anos a respeito do complexo e delicado tema de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na Ilha do Marajó (PA). Fora do campo cinematográfico, Marianna segue trabalhando na preservação do legado da obra do seu tio-avô: ela assinou a edição dos quatro volumes do Diário de Francisco Brennand (2016, Inquietude) — vencedor do Prêmio Jabuti —, participou da idealização e edição do livro “No labirinto dos Sonhos: 50 Anos da Oficina Francisco Brennand” (2024, Oficina Francisco Brennand) e é a atual presidente do Conselho Deliberativo da Oficina Francisco Brennand, do qual também foi presidente da instituição entre 2019 e 2023.
Sinopse:
Marcielle, uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA), começa a entender que o futuro não lhe reserva muitas opções. Encurralada pela resignação da mãe e movida pela idealização da figura da irmã que partiu, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres da sua comunidade.
FICHA TÉCNICA
Direção: Marianna Brennand
Produção: Carolina Benevides e Marianna Brennand
Roteiro: Felipe Sholl, Marcelo Grabowsky, Marianna Brennand, Antonia Pellegrino, Camila Agustini e Carolina Benevides
Direção de Fotografia e Câmera: Pierre de Kerchove, ABC
Som direto: Valéria Ferro
Montagem: Isabela Monteiro de Castro
Direção de Arte: Marcos Pedroso
Figurino: Kika Lopes
Caracterização: Luiz Gaia
Supervisão de edição de som: Miriam Biderman, ABC
Edição de som: Ricardo Reis, ABC
Mixagem: Armando Torres Jr., ABC
Direção de elenco: Anna Luiza Paes de Almeida
Preparação de elenco: René Guerra
Produção Executiva: Carolina Benevides e Marcelo Maximo
Elenco: Jamilli Correa, Fátima Macedo, Rômulo Braga, Dira Paes, Emilly Pantoja, Samira Eloá, Enzo Maia, Gabriel Rodrigues, Ingrid Trigueiro, Clébia Souza, Nena Inoue e Rodrigo Garcia
Produtores Associados:
Jean-Pierre e Luc Dardenne, Les Films du Fleuve, Delphine Tomson
Dominique Welinski, Marcelo Pedrazzi, Braulio Mantovani
Felipe Sholl, Marcelo Grabowsky, Marcelo Máximo
VideoFilmes e Maria Carlota Bruno
Coprodutores: Globo Filmes, Canal Brasil, Pródigo e Fado Filmes (Portugal)
Produtora: Inquietude
Distribuidora: Bretz Filmes
Informações técnicas
Título original: Manas
Título internacional: Manas
Duração: 101 minutos
Razão de aspecto: 1.85:1
Formato: DCP
Som: 5.1
Ano: 2024
Idioma original: Português