cinema sob uma perspectiva contra-hegemônica

Estreias: CIDADE; CAMPO

Novo longa de Juliana Rojas chega aos cinemas dia 29 de agosto

Vencedor do Urso de Ouro de melhor direção da Berlinale Encounters, no Festival de Berlim, o filme foi rodado na cidade de São Paulo e na zona rural do Mato Grosso do Sul, tendo a migração entre o meio urbano e o rural como foco central de sua narrativa através da trajetória de três mulheres.

SOBRE A CINEASTA

Diretora, roteirista e montadora de curtas e longas metragens e séries de ficção. Dentre seus trabalhos solo como roteirista e diretora de cinema, se destacam os premiados curtas O Duplo (Menção Especial – Semana da Crítica, Cannes 2012), Pra eu dormir tranquilo (Melhor Curta – Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), A Passagem do Cometa (Seleção Oficial – Festival de Rotterdam 2018), e o longa Sinfonia da Necrópole (Prêmio FIPRESCI em Mar del Plata IFF e Prêmio da crítica no Festival de Gramado 2014).

Em parceria com Marco Dutra, realizou os curtas O Lençol Branco (Cinéfondation, Cannes 2005) e Um Ramo (Prêmio Descoberta Kodak – Semana da Crítica, Cannes 2007), e os longas Trabalhar Cansa (Un Certain Regard, Cannes 2011) e As Boas Maneiras (Prêmio Especial do Júri no Festival de Locarno e Melhor Filme no Festival do Rio, ambos em 2017).

Como roteirista de séries de ficção, participou de Supermax (Rede Globo), 3% (2a. Temporada – Netflix) e Boca a Boca (Netflix). Dirigiu episódios de Boca a Boca (Netflix), Terrores Urbanos (Record) e Tarã (Disney Plus – em finalização).

Cidade; Campo é seu quarto longa-metragem de ficção, produzido pela Dezenove Som Imagens, em co-produção com a Sutor Kolonko, da Alemanha, onde em 2021 foi contemplado com o prêmio do World Cinema Fund e com o Film- und Medienstiftung NRW. O projeto foi selecionado para o fundo The Films After Tomorrow do festival de Locarno 2020 e ganhou o Prêmio de melhor projeto internacional pelo júri jovem. O filme também é co-produzido por Good Fortune Films, da França, onde conseguiu o apoio Aide aux cinémas du monde, do CNC. No Brasil, o filme conta com apoios da Ancine, Spcine, Fundo Setorial do Audiovisual e do Instituto Olga Rabinovich, com o Projeto Paradiso.

Em 2024, Juliana Rojas participou do Júri da Palma Queer do Festival de Cannes e foi convidada, pela Academia de Ciências e Artes de Hollywood, juntamente com mais sete profissionais brasileiros, a participar da entidade.

Cidade; Campo
Ficção / Drama / 119’ / Brasil / 2024
Roteiro e direção: Juliana Rojas
Produtora: Dezenove Som e Imagens
Produzido por: Sara Silveira e Maria Ionescu
Direção de fotografia: Cris Lyra, DAFB e Alice Andrade Drummond, DAFB
Direção de Arte: Juliana Lobo e Daniela Aldrovandi
Montagem: Cristina Amaral
Música Original: Rita Zart
Som Direto: Gabriela Cunha e Tales Manfrinato
Edição de som e Mixagem: Tiago Bello
Coprodutoras: Canal Brasil, Globo Filmes, Telecine, Spcine, Quanta, O2 Pós, Vitrine Filmes, Sutor Kolonko (Alemanha) e Good Fortune Films (França)

Elenco: Fernanda Vianna (JOANA), Mirella Façanha (FLÁVIA), Bruna Linzmeyer (MARA), Andrea Marquee (TÂNIA), Preta Ferreira (ÂNGELA), Marcos de Andrade (CELINO) e Nilcéia Vicente (DIRCE). Apresentando Kalleb Oliveira como JAIME.
Sinopse:
O filme apresenta duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo para encontrar sua irmã Tânia, que mora com o neto Jaime. Joana luta para sobreviver na “cidade do trabalho”. Na segunda parte, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. A natureza obriga as duas mulheres a enfrentar frustrações e lidar com memórias e fantasmas.

Distribuição: Vitrine Filmes (Sessão Vitrine Petrobras)